Como combater a rotina e a desmotivação.
- Maria Margarida dos Santos
- 3 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de jan. de 2024

Muitas vezes nos encontramos presos em uma rotina agitada, na correria frenética da vida moderna, onde os dias se misturam numa sequência ininterrupta de tarefas e compromissos. Pesquisas científicas recentes revelam, no entanto, o poder transformador de parar um pouco para apreciar momentos especiais. Essas pausas não só enriquecem nossa vida, mas também dissipam aquela sensação de que o tempo está escapando por entre nossos dedos. Esses momentos não são apenas preciosas lembranças, mas também servem como âncoras que infundem nossa jornada com motivação e vitalidade.
A magia dos momentos especiais para combater a rotina e a desmotivação.

Quando vivemos momentos especiais, nosso cérebro libera neurotransmissores como a dopamina, associando emoções positivas a essas experiências. Isso não apenas nos faz sentir bem no presente, mas também cria memórias vívidas e duradouras que podemos revisitar ao longo do tempo, como se estas memórias fossem marcos que preenchem nossas vidas, resultando em uma sensação de realização e plenitude. Perfume, músicas, comidas, todos os elementos que ativam os nossos sentidos deixam marcos que são pontos de apoio onde podemos reviver a nossa trajetória e amenizar a sensação de que estamos apenas passando pela vida.
Esses momentos não precisam ser grandiosos ou extravagantes; podem ser pequenos gestos, experiências sensoriais ou até mesmo pausas tranquilas para contemplação. Pode ser um momento com um amigo especial, uma pausa para ouvir uma música ou ler um livro, ou conversar com alguém querido. O importante é estar totalmente nesse momento, para a sensação ser registrada em nosso cérebro e o momento se torne um marco em nossa vida.
A rotina e a desmotivação fazem a vida escorrer entre os dedos.

A sensação de que a vida está escapando por entre os dedos é um desafio comum em uma sociedade voltada para o desempenho e a produtividade. Os dias seguem cada vez mais iguais e não conseguimos dizer que dia é hoje ou se estamos no início, no meio ou no final do mês. É uma sequência tão semelhante que nos causa a impressão de que estamos apenas passando pela vida. No entanto, ao integrar conscientemente momentos especiais em nossas rotinas, podemos mudar essa percepção. Quando paramos para apreciar uma xícara de café pela manhã, assistir ao pôr do sol ou passar um tempo de qualidade com entes queridos, estamos interrompendo o ciclo acelerado da vida e criando âncoras emocionais que nos lembram da riqueza de cada momento.
Memórias como motores de motivação.
Memórias não são apenas lembranças do passado, elas também servem como fontes de motivação para o presente e o futuro. Quando enfrentamos desafios ou momentos difíceis, as memórias de momentos especiais nos fornecem a energia necessária para superar obstáculos. É o nosso acervo de memórias que preenche a nossa vida e torna parte de algo, seja uma lembrança compartilhada, seja uma memória de um familiar, um perfume, um sabor. Os momentos que nos marcaram de alguma forma ficam impregnados nos sentidos e formam o mapa do que nós somos. Somos o que vivemos. E o que vivemos não é só parte da rotina. O que conta são os momentos especiais. Seja porque paramos para vivê-los ou porque os vivemos tão intensamente quando aconteceu que ele ficou impregnado em nossa essência. Os momentos compartilhados com alguém são os que mais nos sensibilizam. As lembranças são uma oportunidade de retornar aos momentos que nos marcaram e nos fizeram ser o que somos.
Preencha a vida com boas memórias.

A vida é feita de momentos preciosos que merecem ser vividos com intensidade e apreciação. As pausas para momentos especiais e criação de memórias duradouras não apenas elimina a sensação de que a vida está escorrendo entre os dedos, mas também injeta motivação e significado em nossa jornada. Abrace a beleza dos momentos simples que enriquecem as suas vidas.
Antes de tudo, priorize ser feliz.

Viajar é uma forma de combater a rotina. Quando você viajar pode descansar de todos os seus problemas, por ficarem para trás, guardados um canto esperando retornarmos com a bateria recarregada para resolvê-lo. Viajando você pode ser outra pessoa. Mais aventureira, mas despojada, mais divertida. Viajar é ser um pouquinho das pessoas que vivem no nosso destino. É viver uma vida nova, mesmo que por muito pouco tempo. Viaje, conheça lugares, encontre pessoas e registre os momentos especiais para guardar no seu baú de tesouros para o futuro.
Comments